As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta sexta

Sem LAN, TAP é alternativa mais vantajosa para TAM; Plataforma P-65 da Petrobras apresenta risco ao trabalhador

São Paulo – Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

1 – Sem LAN, TAP é alternativa mais vantajosa para TAM. O imbróglio da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN está longe de um desfecho. No Brasil, a operação segue sem restrições, mas as autoridades regulatórias do Chile estão reticentes quanto à aprovação. Segundo analistas, a alternativa mais vantajosa seria uma união com a portuguesa TAP.

2 – Plataforma P-65 da Petrobras apresenta risco ao trabalhador.
A plataforma P-65 da Petrobras foi interditada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE-RJ). A empresa afirma que essa plataforma encontra-se em parada programada de manutenção desde o último dia 23, mas a superintendência diz que a plataforma foi interditada “por apresentar risco iminente à saúde do trabalhador”.

3 – PayPal e eBay denunciam ex-diretores por repassar segredos a Google.
PayPal e eBay denunciaram dois ex-diretores, que na atualmente trabalham para a Google, por utilizar a informação sobre seus projetos de pagamento com o celular no desenvolvimento de uma plataforma do Google Wallet.

4 – Novo suicídio em fábrica chinesa do gigante taiuanês Foxconn. Um trabalhador do gigante tecnológico taiuanês Foxconn, fabricante do iPad e do iPhone da Apple, cometeu suicídio na cidade chinesa de Chengdu (centro) o segundo caso desse tipo no ano, depois do registro de 14 suicídios similares em 2010 e três tentativas frustradas.

5 – O que as varejistas podem ganhar com o Baú.
Segundo especialistas, a disputa para comprar o braço de varejo do Grupo Silvio Santos será acirrada e quem pagar mais vai levar o negócio.

6 – Trabalho escravo ainda faz 20 mil vítimas no país. O Brasil ainda tem cerca de 20 mil trabalhadores que atuam em condição análoga à escravidão e os atuais métodos de combate à prática criminosa ainda não são suficientes para zerar a conta. Quem admite a situação é o Ministério Público do Trabalho (MPT).

7 – Conselho aprova nomes para diretoria da Vale.
O Conselho de Administração da Vale aprovou os nomes  que vão compor por dois anos a diretoria executiva da mineradora. A única mudança é o novo nome Vânia Lucia Chaves Somavilla, que ocupara o cargo de diretora executiva de recursos humanos e serviços corporativos. Os demais nomes permanecem inalterados.

8 – Zuckerberg chama de fraude ação sobre participação no Facebook. Definindo o caso como “fraude absurda e ultrajante”, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, pediu para um tribunal dos Estados Unidos para encerrar um processo aberto por um homem de Nova York que alega ser proprietário de uma grande participação na rede social.

9 – Brasileiras Caloi desembarcam na China.
Maior fabricante de bicicletas do Brasil, a Caloi acaba de colocar um pé no país que tem a maior população sobre duas rodas do mundo, a China. O movimento não tem o objetivo de vender as magrelas no mercado local, mas tornar mais eficiente a compra de peças usadas na fabricação do produto no Brasil.

10 – Passaredo não está irregular por substituir mecânicos por pilotos, diz Anac.
A denúncia de que os pilotos da companhia aérea Passaredo estariam exercendo, de forma irregular, a função de mecânicos na vistoria do abastecimento de aeronaves não tem fundamento, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.