Anaceu pede que Cade rejeite fusão de Kroton e Estácio

No ofício, a entidade de educação privada considera que a união das gigantes de educação é inviável e resultaria em violação da concorrência

São Paulo – A Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) protocolou junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma petição na qual pede que o Tribunal do órgão rejeite a fusão das companhias de ensino Kroton e Estácio.

No ofício, a entidade considera que a união das gigantes de educação é inviável e resultaria em violação da concorrência.

A Anaceu representa diversas instituições de ensino com o status de centro universitário concedido pelo Ministério da Educação.

Alguns dos centros associados pertencem a outros grandes grupos de ensino concorrentes de Kroton e Estácio, como Anima e Laureate.

Assim como alguns dos grupos de ensino concorrentes, a Anaceu participa no processo junto ao Cade como uma terceira interessada.

A entidade alega que a operação gera desequilíbrios para centros universitários de menor porte. Critica ainda que remédios adotados pelo Cade no passado, quando da fusão da Kroton com outra gigante, a Anhanguera, não tiveram o efeito esperado.

Grandes grupos que concorrem com a Kroton e a Estácio no mercado de ensino superior já vêm manifestando oficialmente preocupações com a fusão das duas companhias desde o ano passado.

Em documentos ao Cade, grupos como Laureate, dono da Anhembi Morumbi, Anima Educação e Ser Educacional apontaram riscos de a união de Kroton e Estácio afetar a concorrência.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s