São Paulo - No ano em que o número de bilionários da tradicional lista da Forbes bateu recorde, o Brasil ampliou sua participação para 30 pessoas, ante as 18 do ranking anterior.

O patrimônio total dos brasileiros listados pela Forbes alcança 131,4 bilhões de dólares, um avanço de 45% sobre o ano anterior. Mesmo elevada, a quantia é apenas 77% maior do que a do homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim, dono, no Brasil, das operadoras Claro e Embratel. A fortuna de Slim é avaliada em 74 bilhões de dólares.

No topo da lista dos brasileiros, Eike Batista segue na liderança. Embora tenha estacionado em oitavo lugar entre os mais ricos do mundo, Eike viu sua riqueza aumentar em 3 bilhões no ano passado, o que elevou seu patrimônio para 30 bilhões de dólares. Confira, ao lado, os dez brasileiros mais ricos da lista da Forbes.

Tópicos: Abilio Diniz, Personalidades, Empresários, Bilionários brasileiros, Aloysio de Andrade Faria, Banqueiros, Antônio Ermírio de Moraes, Benjamin Steinbruch, Bilionários, Carlos Alberto Sicupira, Eike Batista, OSX, MMX, Listas da Forbes, Empresas, Jorge Paulo Lemann, Joseph Safra, Listas, Marcel Telles, Rankings, Itaú, Roberto Setubal