São Paulo – Sem causar surpresa, a General Electric, berço do guru da gestão Jack Welch, foi considerada a melhor empresa do mundo para desenvolver a liderança. Em 2010, a companhia já havia figurado no topo da lista feita anualmente pela consultoria Hay Group. Procter & Gamble e Intel seguem, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. Mesmo ficando de fora do ranking, gigantes como o Google, a Apple, IBM, Nestlé e 3M também se destacaram, recebendo menção honrosa.

Para chegar aos finalistas, o Hay Group entrevistou 3.769 pessoas em 1.827 empresas ao redor do mundo. Cada pesquisado teve que dar nota para as práticas de liderança da própria companhia e enumerar outras três cujas ações para esse fim são admiráveis. Com esse método, a consultoria pôde avaliar a imagem das organizações tanto pelo ponto de vista interno quanto externo.

Uma das descobertas feitas pelo levantamento é que 100% das empresas ao lado dão a todos os empregados, de todos os níveis hierárquicos, a oportunidade de desenvolver a liderança dentro da empresa, enquanto 69,2% do total de companhias pesquisadas fazem isso. A consultoria também descobriu que, nas 20 primeiras da lista, todas encorajam os líderes locais a participar das decisões importantes, diante de 71,8% das organizações semelhantes que adotam essa prática. Confira ao lado quem é destaque mundial em liderança.

Tópicos: Eficiência, Gestão, Gestão de negócios, Liderança, Listas, Rankings, Recursos humanos, Gestão de pessoas