Porta-voz de Merkel: não haverá decisões com Hollande

Líderes europeus vão trocar suas visões sobre disciplina fiscal e crescimento na Europa no primeiro encontro

Berlim – O primeiro encontro entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente eleito da França, François Hollande, na próxima terça-feira será mais para que os dois líderes se conheçam e troquem suas visões sobre disciplina fiscal e crescimento na Europa do que tomar qualquer decisão, afirmou nesta sexta-feira o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert.

“É claro que não será um encontro de tomada de decisão, mas para que eles se conheçam”, disse Seibert sobre o encontro entre Merkel e o presidente socialista da França.

Hollande visitará Merkel na terça-feira algumas horas depois de se instalar, em meio aos debates acalorados na Europa sobre se as medidas de austeridade defendidas por Merkel devem ser trocadas ou afrouxadas por políticas de criação de empregos e crescimento.

Seibert afirmou que Merkel gostaria de “ouvir em detalhes as visões do presidente francês sobre disciplina fiscal e medidas para estimular o crescimento e o emprego, e explicar as convicções da Alemanha e suas visões sobre o que a Europa já estabeleceu desde que o crescimento se tornou uma questão proeminente na Europa no final do ano passado”.