Vídeo mostra Fujimori pela primeira vez na prisão

O vídeo foi entregue ao jornal por seu realizador não identificado e que disse que o documento é "de interesse público"

Lima – Um vídeo que mostra pela primeira vez o ex-presidente peruano Alberto Fujimori na prisão, onde cumpre uma sentença de 25 anos, foi divulgado pelo jornal La República em seu site.

No video, Fujimori aparece bem disposto e conversando com dois homens.

A gravação, feita com celular e sem conhecimento do ex-governante, foi realizada há seis meses e divulgada agora sob o título “Vídeo revela que Fujimori controla seu fundo carcerário”.

A gravação mostra Fujimori saindo de sua cela em uma prisão especial de uma base da polícia e caminhando ao encontro de duas pessoas, com quem bate um animado papo.

O vídeo foi entregue ao jornal por seu realizador não identificado e que disse que o documento é “de interesse público”.

A família de Fujimori vem insistindo junto à justiça que seja concedido um indulto humanitário para o ex-presidente, mas, segundo Avelino Guillén, ex-procurador do processo que julgou Fujimori, o vídeo mostra que “ele tem um estado de saúde aceitável e que nenhum outro réu no país tem suas condições carcerárias”.

Fujimori, que governo entre 1990 e 2000, foi condenado em abril de 2009 a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos como autor intelectual de duas matanças durante seu governo, nas quais foram assassinadas 25 pessoas, dentro de um conflito com o desarticulado grupo guerrilheiro Sendero Luminoso.