Venezuela em greve; Uber na parede…

EUA: PIB cresce

A economia dos Estados Unidos teve seu maior crescimento em dois anos no terceiro trimestre de 2016, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio. O PIB do país avançou 2,9% entre julho e setembro, alta duas vezes maior do que o índice registrado nos três meses anteriores. O destaque fica para as exportações, que cresceram 10% no acumulado dos últimos 12 meses. O consumo cresceu 2,1%, menos do que os 4,3% do trimestre anterior.

_

Último suspiro

Buscando um gás final na corrida à Presidência, o candidato republicano Donald Trump doou 10 milhões de dólares à sua própria campanha nesta sexta-feira. A informação foi divulgada por dois conselheiros do magnata. Até agora, o magnata arrecadou cerca de 160 milhões de dólares para sua campanha, bem menos do que os 435 milhões obtidos pela democrata Hillary Clinton.

_

Ceta aprovado

Depois de barrar o Ceta, acordo comercial entre União Europeia e Canadá, o Parlamento da Valônia, na Bélgica, aprovou o texto do tratado. Outros parlamentos regionais do país também deram sinal verde ao acordo nesta sexta-feira, após intensa negociação do premiê belga, Charles Michel. Manifestantes afirmam que o Ceta vai fortalecer multinacionais, destruir as empresas locais e degradar direitos trabalhistas. Com o aval dos belgas, o tratado passa a ter a aprovação dos 28 membros da União Europeia. A assinatura do texto deveria ter ocorrido na quinta-feira, mas foi adiada devido ao impasse.

_

Venezuela em greve

A Venezuela amanheceu em greve geral, convocada pela oposição para pressionar a Justiça do país a aceitar a realização de um referendo acerca da permanência do presidente Nicolás Maduro no poder. A semana foi complicada no país: na terça-feira, o Parlamento da Venezuela abriu um processo contra Maduro e, no dia seguinte, 120 manifestantes foram presos e 147 ficaram feridos num protesto contra o governo. Mesmo em meio às tensões, Maduro confirmou sua ida à Cúpula Iberoamericana, em Cartagena, na Colômbia, que reúne líderes dos 22 países pertencentes ao grupo.

_

PPK vs Maduro

Primeiro líder a chegar a Cartagena para a Cúpula Iberoamericana, o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, disse que pedirá para que seja ativada a carta da Organização dos Estados Americanos (OEA) contra o governo de Nicolás Maduro. A carta contém a possibilidade de expulsar os países do grupo que não cumprirem as regras de governabilidade. Nesta semana, o Congresso peruano votou a favor da convocação do embaixador do Peru na Venezuela, Mário López, em protesto aos “acontecimentos antidemocráticos” no país vizinho.

_

Uber contra a parede

Uma decisão da Justiça de Londres vai obrigar o aplicativo de transporte privado Uber a tratar seus motoristas como empregados formais da companhia, arcando com direitos trabalhistas, como pagamento mínimo e folga remunerada. O processo foi aberto pelos próprios condutores — são cerca de 30.000 na cidade. A Uber alega que funciona apenas como intermediária para os usuários contratarem o serviço dos motoristas e disse que vai recorrer da decisão.

_

Oracle: nova oferta pela NetSuite?

Um dos maiores acionistas da desenvolvedora de sistemas em nuvem NetSuite exige que a gerenciadora de bancos de dados Oracle aumente sua oferta de compra de 109 para 133 dólares por ação. A demanda é do grupo T. Rowe Price, que afirmou que não participará da negociação se o pedido não for atendido. A oferta de 9 bilhões de dólares da Oracle vai expirar no dia 4 de novembro. A empresa quer aumentar sua fatia na nuvem, que foi responsável por apenas 10% das vendas da empresa no último ano. Além disso, o negócio é a menina dos olhos do presidente do conselho da Oracle, Larry Ellison, que detém uma fatia de 40% das ações da NetSuite.