Vendas no varejo da zona do euro caem 1,9% em maio

Queda nas vendas é em comparação ao mesmo mês de 2010

Londres – O volume das vendas no varejo da zona do euro caiu 1,1% em maio em comparação a abril, a maior queda mensal desde abril de 2010, informou a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE). Em relação a maio de 2010, as vendas caíram 1,9%, a maior queda anual desde novembro de 2009.

As quedas mensal e anual superaram a previsão dos economistas consultados pela Dow Jones, que previam retração de 0,8% e 0,3%, respectivamente. A Eurostat também revisou em baixa os cálculos de vendas em abril para alta mensal de 0,7% e anual de 0,8%, abaixo da alta mensal de 0,9% e anual de 1,1% anteriores.

A forte retração nas vendas provavelmente reflete o estreitamento da renda real, já que a alta dos preços ao consumidor supera a elevação dos salários, ao mesmo tempo em que o alto nível do desemprego limita os gastos dos consumidores.

A queda de maio pode também estar relacionada ao impacto da decisão do Banco Central Europeu (BCE) de elevar a taxa de juro de 1% para 1,25% em abril. As informações são da Dow Jones.