Usina de Santo Antônio inicia operação de duas turbinas

O início das operações comerciais da usina acontece apesar da greve dos operários que trabalham na construção da usina, desde 20 de março

São Paulo – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta sexta-feira o início da operação comercial de duas turbinas da Usina Hidrelétrica Santo Antonio, no Rio Madeira, em Rondônia. As unidades geradoras UG1 e UG4 somam 139,180 MW.

Em nota, a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela usina, destacou que o início da operação comercial da usina acontece nove meses antes do cronograma previsto no edital. Por ora, a energia será transmitida por meio de uma subestação provisória, que garantirá a conexão da usina ao Sistema Elétrico Regional e, por consequência, ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ainda segundo a empresa, até o final de 2012 a usina terá 12 turbinas em geração comercial. A totalidade das turbinas estarão em operação a partir de janeiro de 2016.

O início das operações comerciais da usina acontece apesar da greve dos operários que trabalham na construção da usina, desde 20 de março.

A operação comercial da usina de Santo Antônio estava prevista pela concessionária para janeiro, mas logo no início da fase de testes uma falha foi identificada e teve de ser corrigida, levando a empresa a prorrogar o período de testes.

Entre os acionistas da Santo Antônio Energia estão Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).