Ucrânia pede envio de missão de paz para o leste do país

Para ser concretizada a organização da missão de paz, os cinco países, incluindo a Rússia, que compõem Conselho de Segurança da ONU, deverão aprovar a medida

Kiev – A Ucrânia informou que entregou um pedido formal à Organização das Nações Unidas (ONU) para o envio de uma missão de paz na região leste do país, onde está em vigor um cessar-fogo entre forças do governo de separatistas pró-Rússia.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Yevhen Perebiynis, disse nesta sexta-feira que o tamanho e a finalidade da missão serão definidos em consultas à ONU.

A missão precisará do apoio dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, embora a Rússia, que é um desses cinco países, deva se opor à medida.

Perebiynis disse que pedidos preliminares para a missão foram submetidos ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e que outro deve ser feito depois de o Parlamento ucraniano aprovar a proposta.

Mais de 6 mil pessoas foram mortas no leste ucraniano desde o início dos problemas na região, em abril de 2014. Fonte: Associated Press.