Tremor atinge Havaí antes da possível chegada de 2 furacões

Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que a maior parte da ilha tremeu sem que, até agora, tenham sido relatados danos

San Francisco – Um tremor de 4,5 graus na escala Richter atingiu nesta quinta-feira a Ilha Maior do Havaí, arquipélago do Pacífico que nas próximas horas pode receber o furacão de categoria 1 “Iselle”.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que às 06h24 (local, 13h24 em Brasília) a maior parte da ilha tremeu, sem que até agora tenham sido relatados danos.

Para esta noite é esperada a chegada ao Havaí do furacão “Iselle”, de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, e as previsões indicam que ao longo do fim de semana ou no início da próxima também pode passar pelo arquipélago “Julio”, de categoria 2.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou que “Iselle” avança para as ilhas com ventos constantes de 145 km/h, enquanto “Julio” tem ventos máximos constantes de 155 km/h e sequências de até 193.

Os ciclones ganharam força nas últimas horas. “Julio” passou de categoria 1 a 2, enquanto “Iselle”, embora tenha se fortalecido, continuou na categoria 1.

Se, como preveem os meteorologistas, chegarem a atingir as ilhas do Havaí, “Iselle” e “Julio” serão os primeiros furacões a alcançar o arquipélago em 22 anos.

O governador do Havaí, Neil Abercrombie, assinou um alerta de emergência e pediu que os moradores se previnam para a chegada dois furacões.

A imprensa local publicou que os hawaianos foram em massa às lojas para se abastecerem com água engarrafada e alimentos.