Terremoto de 5,5 graus abala sul do México sem causar danos

Terremoto sacudiu sul do país sem que até o momento tenham sido registrados danos

Cidade do México – Um terremoto de 5,5 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta quarta-feira o sul do México sem que até o momento tenham sido registrados danos, informou o Serviço Sismológico Nacional (SSN).

O movimento telúrico aconteceu às 12h25 (horário local, 14h25 de Brasília) e seu epicentro se localizou 21 quilômetros ao nordeste de Zihuatanejo, no sulista estado de Guerrero, e a uma profundidade de 30 quilômetros, indicou o organismo através do Twitter.

O coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, afirmou que já estão em comunicação com os estados onde o tremor foi sentido e “até o momento não foi reportado nenhum dano”.

O sismo, que só foi sentido levemente nos edifícios mais altos, ativou o sistema de alarme da capital mexicana, que avisa os cidadãos 50 segundos antes do tremor, razão pela qual a maioria dos edifícios foi evacuada.

Esta é a segunda vez nas últimas horas em que soam os 8.200 alto-falantes distribuídos na Cidade do México depois que na noite de ontem foram ativados por um tremor de magnitude 4,6, cujo epicentro ficou 49 quilômetros ao noroeste de Ometepec, também em Guerrero.

O sistema foi inaugurado no último dia 19 de setembro por ocasião do 30º aniversário do terremoto que assolou a capital do país em 1985 e causou milhares de mortes.