Terremoto causa risco de tsunami na região russa de Kamchatka

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) emitiu um aviso para alerta sobre a possibilidade de tsunamis no Japão, na Rússia e nas Ilhas Marshall

Washington – Um terremoto de magnitude 7,7 graus na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira uma região ao leste de Nikolskoye, na Rússia, no mar de Bering, o que gerou um alerta de tsunami, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

O tremor ocorreu às 23h34 GMT (20h34 em Brasília), com hipocentro localizado a 11,7 quilômetros de profundidade e a 199 quilômetros de Nokolskyoe, na ilha de Bering, onde vivem cerca de 600 pessoas.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) emitiu um aviso para alerta sobre a possibilidade de tsunamis no Japão, na Rússia e nas Ilhas Marshall. Também podem ser atingidas pelas ondas gigantes as ilhas de Guam e o Havaí.

O arco Ilhas Aleutianas, onde fica a ilha de Bering, é uma região de grande atividade sísmica que tem 3 mil quilômetros, indo do golfo do Alasca, nos EUA, no leste, à península de Kamchatka, no oeste da Rússia.