Tempestade de neve se aproxima de sul e sudeste dos EUA

Uma grande faixa territorial dos EUA, que vai desde o Estado de Louisiana até a Pensilvânia, deve receber até 20 centímetros de neve

Uma tempestade de inverno trazendo pesadas nevascas e precipitações avançava nesta sexta-feira em direção ao sul e sudeste dos Estados Unidos, onde rodovias podem ficar bloqueadas e o fornecimento de energia pode ser interrompido, de acordo com previsões meteorológicas.

Uma grande faixa territorial dos EUA, que vai desde o nordeste do Estado de Louisiana até o sul da Pensilvânia, deve receber até 20 centímetros de neve e 3 centímetros de chuva, de acordo com o Serviço Climático Nacional dos EUA (NWS).

“Se você não precisa viajar, não viaje”, disse Matthew Grantham, um meteorologista do NWS no Alabama, acrescentando que as condições devem piorar após o anoitecer nesta sexta-feira.

Um alerta climático foi emitido até a tarde de sábado para grande parte da Carolina do Norte, assim como ao noroeste da Carolina do Sul e para o norte da Geórgia, onde pesadas nevascas, temperaturas congelantes e rajadas de ventos de até 40 km/h são esperadas.

“A pesada neve tornará muitas estradas intransponíveis e pode produzir quedas de energia elétrica em vários lugares”, disse o serviço climático.

O governador da Geórgia, Nathan Deal, declarou estado de emergência para 79 condados, ao passo que o governador do Alabama, Robert Bentley, emitiu um alerta para todo o Estado.

As más condições climáticas forçaram o adiamento de eventos de posse que foram agendados para o fim de semana, com o do governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, eleito em novembro.