Talibãs tomam controle de cidade do Afeganistão

"Aproximadamente, metade de Kunduz está agora sob o controle talibã", disse um membro do Conselho Provincial da cidade

Cabul - Os <a href="http://www.exame.com.br/topicos/taleban"><strong>talibãs</strong></a> conseguiram chegar nesta segunda-feira ao centro da cidade de Kunduz, no norte do <a href="http://www.exame.com.br/topicos/afeganistao"><strong>Afeganistão</strong></a>, e controlam parte da cidade, onde continuam os combates com as forças de segurança em uma ofensiva que começou de madrugada.</p>

“Os talibãs entraram na cidade pelo oeste e norte e estão acontecendo combates dentro da cidade. Aproximadamente, metade da cidade está agora sob o controle talibã”, disse à Agência Efe um membro do Conselho Provincial de Kunduz, Sayed Asadullah Sadat.

Ele acrescentou que as forças de segurança mantêm o controle da sede do Governo, o Quartel da Polícia e o Diretório de Segurança na parte sul da cidade, enquanto os talibãs controlam amplas zonas no norte e o oeste.

Segundo Sadat, muitos funcionários e membros de ONGs saíram da cidade rumo ao aeroporto, que tem uma forte proteção das forças de segurança.

“As estradas pelos quatro lados estão fechadas e a cidade e as pessoas, especialmente que trabalham para o governo, estão deixando Kunduz”, acrescentou.

Aminullah Ayeddin, outro membro do Conselho Provincial, indicou que os insurgentes controlam “muitos edifícios governamentais”, e afirmou que neste momento “a metade da cidade está sob o controle talibã e a outra metade está com as forças de segurança”.

O ataque dos talibãs acontece pouco mais de um ano depois de conseguirem conquistar Kunduz e controlá-la durante dois dias naquela que foi, até hoje, a maior conquista militar deste grupo insurgente desde que foi retirado do poder após a invasão dos Estados Unidos em 2001.