Senador Rubio lidera a disputa republicana à Casa Branca

Uma semana depois de anunciar a candidatura, o senador pelo estado da Flórida aparece como o político em melhor posição para desafiar Hillary Clinton

Washington – O senador de origem cubana Marco Rubio lidera a corrida dos pré-candidatos republicanos à eleição presidencial de 2016, com 15% de apoio entre os eleitores das primárias, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

Uma semana depois de anunciar a candidatura, o senador pelo estado da Flórida aparece como o político em melhor posição para desafiar Hillary Clinton, a grande favorita para receber a indicação entre os democratas, destaca a pesquisa da Universidade de Quinnipiac.

“O membro mais jovem do pelotão presidencial do Partido Republicano passa à frente da manada para desafiar Hillary Clinton, cuja posição em seu partido parece firme como uma rocha”, disse Tim Malloy, diretor adjunto da Universidade Quinnipiac.

Atrás de Rubio aparecem o ex-governador da Flórida Jeb Bush, com 13% das intenções de voto, e o governador de Wisconsin, Scott Walker, com 11%, dois nomes fortes no Partido Republicano, mas que ainda não oficializaram seus nomes para a disputa.

Nenhum outro candidato supera 9% e 14% dos entrevistados afirmaram estar indecisos. A pesquisa ouviu 1.353 eleitores registrados em todo o país entre 16 e 21 de abril.

Os resultados refletem mudanças em pouco mais de um mês: Walker e Bush dominavam o cenário dentro do partido, com 18% e 16% respectivamente, segundo uma pesquisa de 5 de março da Universidade de Quinnipiac.

Bush, irmão e filho de presidentes, registrou o maior índice de rejeição na pesquisa, 17%.

Mas a campanha está apenas no início e ainda faltam vários meses para o começo das primárias e mais de um ano para a eleição de novembro de 2016.

Em uma disputa dos aspirantes republicanos com Hillary Clinton, Rubio novamente aparece em vantagem a respeito dos correligionários, com 43% contra 45% da democrata, até agora a única candidata oficial do partido do presidente Barack Obama.

Outros políticos republicanos, os senadores Rand Paul e Ted Cruz, já anunciaram que pretendem disputar as primárias do partido.