Dólar R$ 3,27 0,13%
Euro R$ 3,63 -0,15%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,51% 63.761 pts
Pontos 63.761
Variação -0,51%
Maior Alta 3,64% FIBR3
Maior Baixa -2,44% CIEL3
Última atualização 29/05/2017 - 17:21 FONTE

Secretário de Estado dos EUA tem boas relações com Putin

Colocar Rex Tillerson, presidente do ExxonMobil, à frente da diplomacia americana é um sinal de que o Trump deseja retomar relações com a Rússia

O próximo secretário de Estado americano, Rex Tillerson, tem “boas relações de trabalho” com o líder russo, Vladimir Putin, declarou nesta terça-feira Yuri Uchakov, conselheiro do Kremlin.

Tillerson, CEO da petrolífera ExxonMobil designado por Donald Trump para dirigir a diplomacia americana, “é uma personalidade sólida (…) As autoridades russas, e não apenas o presidente, têm boas relações de trabalho” com ele, acrescentou.

Ao mesmo tempo, o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, classificou Tillerson de “pragmático”.

“Esperamos que este pragmatismo seja uma base sólida para o desenvolvimento de relações mutuamente benéficas para a cooperação russo-americana e para a resolução dos problemas internacionais”, declarou em uma coletiva de imprensa em Belgrado, segundo a agência Interfax.

“Estamos dispostos a trabalhar com qualquer sócio que deseje relações que se desenvolvam em condições de igualdade com a Rússia”, acrescentou.

Donald Trump colocou nesta terça-feira Rex Tillerson, presidente do gigante petrolífero ExxonMobil, à frente da diplomacia americana, um sinal de que o presidente eleito deseja encorajar as relações com Moscou.

Tillerson, de 64 anos, conhece muito bem a Rússia, onde, ao ser presidente do primeiro grupo petrolífero do mundo, realiza negócios frequentemente.

As relações entre Washington e Moscou estão em seu nível mais baixo desde a anexação da península ucraniana da Crimeia por parte da Rússia, em 2014, e devido ao crescente envolvimento dos russos no conflito sírio.