Santorum fará campanha para Romney, seu rival nas primárias

Santorum colaborará pela primeira vez na corrida do ex-governador de Massachusetts pela Casa Branca

Washington – O ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum fará campanha este sábado pelo virtual candidato republicano à Presidência, Mitt Romney, com o qual manteve acalorados debates e polêmicas durante as primárias do partido.

Segundo membros da campanha de Romney citados pela rede ”CNN”, Santorum colaborará pela primeira vez na corrida do ex-governador de Massachusetts pela Casa Branca, em um evento eleitoral em Pittsburgh, na Pensilvânia, estado do qual era representante no Senado.

Santorum negou nesta mesma semana que estivesse em contato com a equipe de Romney, apesar de alguns rumores terem apontado que ele poderia estar na lista para ser companheiro de chapa como candidato a vice-presidente.

A chegada de Santorum à máquina de campanha de Romney representa um novo apoio para o candidato republicano, que será declarado no final de agosto na convenção nacional do partido o rival oficial do presidente Barack Obama para o pleito de novembro.

Santorum deixou Romney em apuros em alguns estados durante as primárias republicanas e lhe dirigiu duras críticas, que tentavam contestar os princípios conservadores e as convicções do ex-governador, sobretudo em relação à reforma da saúde e ao tratamento da imigração ilegal.

Inclusive, após deixar a corrida pela candidatura republicana, Santorum continuou criticando Romney e só em maio, um mês após sua desistência, o ex-senador decidiu apoiar a candidatura de Romney.

Santorum pode ser um valor importante para Romney nos estados do sul, mais conservadores, e entre os eleitores evangélicos, embora o ex-senador tenha se mostrado frio na hora de apoiar publicamente seu companheiro de legenda.

Em entrevista no mês passado à ”CNN”, ao ser perguntado se confiava em Romney, Santorum se limitou a dizer: ”Mais do que em Obama”.