Rússia treinará forças curdas em base no norte da Síria

O pacto estabelece que os soldados russos treinarão os milicianos das YPG no marco da parceria da luta contra o terrorismo

Cairo – A Rússia treinará as Unidades de Proteção do Povo (YPG, por sua sigla em curdo), a principal milícia curdo-síria, após um acordo entre ambas as partes para estabelecer uma base no enclave de Afrin, no norte sírio.

Em comunicado publicado no site das YPG, um de seus porta-vozes, Ridor Khalil, afirmou que já há tropas russas desdobradas na zona de Yidrisi, em Afrin, uma das regiões controladas pelas YPG no norte sírio, em virtude do acordo alcançado entre ambos.

O pacto estabelece que os soldados russos treinarão os milicianos das YPG no marco da parceria da luta contra o terrorismo.

Khalil qualificou esta passagem de “positiva” na batalha contra os terroristas na Síria.

As YPG são o componente principal das Forças da Síria Democrática (FSD), um conglomerado de milícias curdas, árabes, assírias (um grupo étnico de maioria cristã) e circasianas, entre outros.

As FSD centram suas operações na luta contra a organização terrorista Estado Islâmico (EI) e recebem o respaldo da coalizão internacional, liderada pelos EUA.

De fato, nas últimas semanas, Washington enviou reforços militares americanos ao território sírio para apoiar as FSD na batalha contra o EI.

Atualmente, as FSD enfrentam ao EI em seu principal reduto na Síria, a província de Al Raqqa, e na de Aleppo, onde fica Afrín.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s