Dólar R$ 3,28 0,39%
Euro R$ 3,67 -0,12%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 0,95% 63.257 pts
Pontos 63.257
Variação 0,95%
Maior Alta 5,04% SMLE3
Maior Baixa -3,99% MRFG3
Última atualização 24/05/2017 - 17:20 FONTE

Rússia elogia postura de favorito a secretário de Estado de Trump

Presidente eleito dos EUA deve nomear Rex Tillerson, presidente-executivo da Exxon Mobil , como principal diplomata de Washington

Moscou – O Kremlin elogiou Rex Tillerson, favorito para se tornar o secretário de Estado do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira, classificando-o como altamente profissional.

Trump deve nomear Tillerson, presidente-executivo da Exxon Mobil , como principal diplomata de Washington, disse uma fonte a par da situação no sábado. A indicação significaria o acréscimo de mais uma figura com laços próximos com a Rússia ao gabinete de Trump.

“Como parte de suas funções de líder de uma das maiores petroleiras, ele teve contato com nossos representantes”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em uma teleconferência com repórteres. “Ele realiza suas funções de uma maneira altamente profissional”.

Indagado sobre quão próximo do presidente russo, Vladimir Putin, Tillerson é, Peskov respondeu: “Eles tiveram reuniões de trabalho. De fato, o presidente recebeu o senhor Tillerson várias vezes”.

“Quanto a asserções questionando se ele irá tratar a Federação Russa bem ou mal, existe uma grande diferença entre ser secretário de Estado e ser chefe de uma empresa, ainda que esta seja enorme”, disse Peskov.

“Qualquer simpatia e assim por diante sempre fica em segundo plano, e tudo o que sobra é uma disposição para demonstrar um atitude construtiva e para exibir profissionalismo. Então esperamos que seja exatamente isso que irá acontecer”.

Na Exxon, Tillerson trabalhou em projetos energéticos na Rússia e desenvolveu uma relação próxima com Igor Sechin, diretor-executivo da petroleira russa Rosneft ROSN.MM que também tem forte ligação com Putin.