Reunião entre Trump e Putin no G20 demorou mais de duas horas

Trump e Putin se mostraram satisfeitos com esse primeiro encontro e otimistas em relação aos potenciais resultados do que foi discutido

Hamburgo – Os presidentes do Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram nesta sexta-feira por duas horas e 15 minutos, o primeiro encontro entre eles desde que o republicano assumiu o poder, organizado às margens da cúpula do G20, realizado em Hamburgo, na Alemanha.

A reunião começou perto das 16h locais (11h em Brasília) e terminou depois de 18h (13h em Brasília), segundo fontes de ambas as delegações. Os temas abordados, no entanto, não foram divulgados.

Pouco depois do início da reunião, os jornalistas puderam entrar na sala onde estavam os dois presidentes. Trump e Putin se mostraram satisfeitos com esse primeiro encontro e otimistas em relação aos potenciais resultados do que foi discutido.

Trump disse ser uma “honra” se reunir com o presidente russo, enquanto Putin afirmou estar “encantado” por enfim se encontrar com o presidente dos EUA.

A conversa entre os dois foi “muito boa”, segundo Trump, que confia que a reunião provocará “muitas coisas positivas” para os EUA, a Rússia e o mundo.

Já Putin mostrou esperança de o encontro gerar resultados e destacou que algumas questões críticas só podem ser abordadas pessoalmente pelos líderes.

As declarações para os jornalistas ocorreram dentro da sala onde foi realizada a reunião bilateral, com ambos sentados em sofás brancos, e a presença de dois tradutores, do ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e do secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson.

Os dois líderes já tinham se cumprimentado brevemente antes, com um aperto de mãos e uma troca de saudações, pouco antes do início da primeira sessão de trabalho com todos os chefes de Estado e governo que participam do G20.

Diante do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e do presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, Trump ainda deu um tapinha nas costas de Putin.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Pedro Evandro Montini

    Esse aperto de mão, com a mão de Putin sobre a mão de Trump, não indicaria submissão do presidente americano ao presidente russo?