Republicano questiona capacidade de Trump para dirigir EUA

O senador influente assegurou que o magnata ainda não mostrou a "estabilidade e competência" que o país necessita, nem compreende o caráter da nação

Washington – O senador republicano Bob Corker protagonizou nesta quinta-feira uma das críticas mais ferozes contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dentro do seu próprio partido, e assegurou que o magnata ainda não mostrou a “estabilidade e competência” que o país necessita, nem compreende o caráter da nação.

“O presidente ainda não conseguiu mostrar a estabilidade, nem parte da competência que necessita demonstrar para ter sucesso. E a nossa nação e o nosso mundo necessitam que tenha sucesso, seja republicano ou democrata”, disse Corker, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, após um ato no estado que representa, o Tennessee.

“Também recentemente não demonstrou entender o caráter desta nação, o que a torna grande e o que é hoje. Tem que demonstrar as características de um presidente que entende isso. Se isto não acontecer, a nossa nação atravessará um grande perigo”, comentou.

O influente senador disse ainda que a Casa Branca precisa de “mudanças radicais”.

Corker fez estas declarações após os polêmicos comentários de Trump sobre os episódios de violência racista em Charlottesville (Virgínia), no qual uma mulher de 32 anos morreu atropelada, supostamente por um neonazista, enquanto participava de uma manifestação antifascista.

A reação do presidente às tensões raciais ocorridas durante o final de semana levantou uma forte polêmica, depois que nesta terça-feira culpou “as duas partes” pelo incidente.