Renzi chega à sede da presidência para apresentar governo

Líder do Partido Democrático, Matteo Renzi, chegou à sede da presidência para apresentar seu Executivo

Roma – O líder do Partido Democrático (PD), Matteo Renzi, chegou nesta sexta-feira à sede da presidência, o palácio do Quirinale, para apresentar seu Executivo perante o presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano.

Renzi apresentará, além disso, a lista dos ministros que comporão seu Executivo, de entre 16 e 18 membros, a metade deles mulheres, segundo a informação que vazou aos meios de comunicação italianos.

De sua equipe ministerial farão parte o economista Pier Carlo Padoan, até agora vice-secretário-geral da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e que desponta como o novo responsável de Economia.

Padoan, em entrevista para o jornal especializado em Economia “Il Sole 24 ore”, afirmou que aceitou a incumbência de Renzi de ser o titular de Economia, por isso que hoje teve que retornar de Sydney (Austrália), onde estava participando de uma cúpula do G20.

Por sua vez, o líder do novo Centro-direita (NCD), Angelino Alfano, ocupará, segundo os meios de comunicação italianos, o Ministério do Interior e, do mesmo modo, seus correligionários Beatrice Lorenzin e Mario Lupi revalidariam seu cargo nos ministérios de Saúde e Infraestruturas, respectivamente.