Como será a nova bandeira da Nova Zelândia?

Os neozelandeses vão escolher uma possível nova bandeira a partir de ideias submetidas pelos próprios cidadãos. Confira quais são os desenhos finalistas

São Paulo – Desde o início do ano, o governo da Nova Zelândia realiza uma interessante consulta popular e que tem como objetivo saber quais valores os seus cidadãos desejariam ver estampados em uma possível nova bandeira do país. Mas isso não foi tudo: pediu-se também que as pessoas submetessem suas ideias sobre como ela deveria ser.

“A bandeira deve carregar dignidade para que seja apropriada para todas as situações nas quais a Nova Zelândia seja representada” disse o comitê em nota. “E a nossa esperança é que os neozelandeses se vejam refletidos nos símbolos, nas cores e nas histórias desta bandeira”.

Com esses critérios em mente, o comitê, que é formado por especialistas em cultura neozelandesa, design e vexilologia divulgou nesta segunda-feira uma lista com 40 designs finalistas. Ao todo, foram enviadas 10 mil sugestões.

Deste total, apenas quatro serão submetidas ao julgamento da população em um referendo que será realizado entre novembro e dezembro e no qual uma delas será escolhida para concorrer com a atual (que pode ser vista na primeira foto) em uma segunda consulta em 2016.

Enquanto o duelo final não acontece, confira nas imagens as potenciais candidatas ao posto de bandeira oficial da Nova Zelândia.