Pyongyang ridiculariza Japão por contínuas mudanças no governo

Coreia do Norte afirmou que o país encabeça a lista "mundial de substituição de primeiros-ministros"

Tóquio – O regime da Coreia do Norte ridicularizou o Japão nesta quarta-feira por suas contínuas mudanças na cúpula de governo, com seis primeiros-ministros em apenas cinco anos, e indicou que os japoneses são ‘os bobos de todo o mundo’, informou a agência local Kyodo.

Em declarações publicadas pela agência oficial de notícias da Coreia do Norte, a KCNA, Pyongyang expressou que ‘o Japão lidera a lista mundial de substituição de primeiros-ministros, convertendo-se no bobo de todo o mundo, e não passa um dia sem instabilidade política interna’.

No final de agosto, o Japão nomeou Yoshihiko Noda primeiro-ministro em substituição a Naoto Kan, tornando-se o sexto chefe de governo do país nos últimos cinco anos.

Para o regime do autoritário país vizinho, esta circunstância faz com que o Japão não seja capaz de entender ‘o sistema social da Coreia do Norte, o mais estável do mundo, que cresceu mais sólido que uma rocha’.

Os dirigentes da Coreia do Norte, país que consolidou no poder seu novo líder, Kim Jong-un, aproveitou para criticar o Japão por não ter oferecido suas condolências ao país comunista após a morte de Kim Jong-il.