Presidente chinês quer promover globalização “inclusiva” em Davos

Expectativa para o fórum deste ano é de que seja dominado por discussões sobre hostilidades em relação à globalização e à Donald Trump

Pequim – O presidente da China, Xi Jinping, buscará promover “uma globalização inclusiva” em seu discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, neste mês, afirmou nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores chinês.

“A globalização econômica está enfrentando resistência”, disse o vice-ministro de Relações Exteriores, Li Baodong.

Pequim irá responder à preocupação da comunidade internacional sobre a globalização apresentando as opiniões da China sobre como “conduzir a globalização econômica na direção de uma maior inclusão”, disse ele.

A expectativa para o fórum deste ano, de 17 a 20 de janeiro, é de que seja dominado por discussões sobre um surto de hostilidade pública em relação à globalização e ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, cujo discurso duro sobre comércio, incluindo promessas de tarifas contra a China e o México, ajudaram-no a vencer a disputa pela Casa Branca. Trump vai assumir em 20 de janeiro.

Li disse que as críticas sobre protecionismo comercial dirigidas à China por Trump e outros é injusta. “O protecionismo comercial levará ao isolamento e não é do interesse de ninguém”, disse ele.

“Os canais de comunicação estão abertos” entre a China e a equipe de transição de Trump no fórum, disse Li, mas alertou que marcar uma reunião pode ser difícil.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s