Pesquisadores da USP lançam livro sobre engenharia ambiental

Intitulada Engenharia ambiental – conceitos, tecnologia e gestão, a publicação foi organizada por Maria do Carmo Calijuri e Davi Gasparini Fernandes

São Paulo – Os cursos de graduação em engenharia ambiental são relativamente novos no Brasil – o mais antigo, criado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), completa 21 anos em 2012. Em função disso, há uma carência de publicações na área, principalmente em português, voltadas para estudantes universitários.

Um livro lançado por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) – que formou sua primeira turma do curso de graduação em engenharia ambiental em 2007 – pretende preencher parte dessa lacuna.

Intitulada Engenharia ambiental – conceitos, tecnologia e gestão, a publicação foi organizada por Maria do Carmo Calijuri e Davi Gasparini Fernandes, ambos da EESC.

Calijuri coordena atualmente um Projeto Temático apoiado pela FAPESP. Fernandes realiza doutorado direto, com Bolsa da FAPESP, no âmbito do projeto coordenado por Calijuri.

O livro é composto por 30 capítulos, escritos por 52 especialistas das áreas de Engenharia (ambiental, civil, mecânica, agronômica, de produção, química, de recursos hídricos, sanitária e florestal), Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia, Administração, Matemática, Arquitetura e Urbanismo, Física, Geologia, Meteorologia, Geografia e Medicina.

Os capítulos são distribuídos em cinco eixos temáticos, correspondentes aos cinco anos de duração do curso de graduação em engenharia ambiental oferecido pela EESC da USP.

O primeiro eixo, chamado “Fundamentos”, apresenta os conceitos básicos de Engenharia, Biologia, Ecologia, Química e Física, entre outras áreas, que embasam a engenharia ambiental.


O segundo eixo, denominado “Ecossistemas aquáticos e terrestres”, descreve os ecossistemas onde o engenheiro ambiental irá atuar, como rios, mares, oceanos, florestas e aquíferos, entre outros.

O terceiro eixo, intitulado “Impactos ambientais”, trata dos problemas com os quais o engenheiro ambiental irá deparar. Já o quarto eixo, sobre “Ações mitigadoras de impactos ambientais”, destaca as ferramentas de que o profissional pode dispor para solucionar os impactos ambientais, como o tratamento de efluentes e recuperação de áreas degradadas.

Por fim, o quinto e último eixo, nomeado “Gestão ambiental”, aborda os aspectos legais sobre o meio ambiente, como o novo Código Florestal brasileiro.

“Os cinco eixos do livro seguem uma linha lógica de aprendizado do estudante de graduação em engenharia ambiental”, disse Fernandes à Agência FAPESP.

“O aluno pode começar a utilizar o livro logo a partir do primeiro ano do curso de graduação, e ao longo dos cinco anos de duração do curso adquire conhecimento para que, no final, tenha uma visão completa e integrada sobre o meio ambiente e seja capaz de identificar, prevenir e mitigar os impactos a que os sistemas ambientais são submetidos, que é o objetivo do livro”, disse.

De acordo com Fernandes, os autores de cada capítulo estabeleceram uma ampla conexão de seus assuntos com os demais tratados no livro, e cada capítulo se encerra com uma breve revisão dos conceitos nele tratados, que são ilustrados com exemplos.

Um dos capítulos do livro, por exemplo, aborda a gestão ambiental em empresas, que se configuraram em um novo campo de atuação dos engenheiros ambientais.


“Com esse capítulo, nós pretendemos mostrar como as empresas podem tornar seus processos produtivos menos impactantes e buscar o equilíbrio entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais, que compõem a tríade da sustentabilidade ambiental”, explicou Fernandes.

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias do país, ou pode ser comprado pelo site da editora Elsevier nas versões impressa e e-book (livro eletrônico). Além do Brasil, a publicação também será distribuída para outros países de língua portuguesa.

Engenharia ambiental: conceitos, tecnologia e gestão
Coordenadores: Maria do Carmo Calijuri e Davi Gasparini Fernandes
Páginas: 832
Lançamento: 2012