PepsiCo anuncia ter criado primeira garrafa 100% reciclável

Empresa utilizaum tipo de grama para produzir a garrafa; lançamento no mercado deve acontecer em 2012

Nova York – A fabricante americana de alimentos PepsiCo anunciou nesta terça-feira ter criado a primeira garrafa plástica inteiramente feita a partir de materiais vegetais renováveis e 100% recicláveis.

A garrafa é composta de “materiais brutos biológicos”, precisou a PepsiCo em um comunicado, citando a Panicum virgatum, uma gramínea encontrada principalmente em grandes planícies, cascas de coníferas e folhas de milho.

“Futuramente, o grupo quer (…) incluir cascas de laranja, maça, batata, aveia e outros produtos agrícolas derivados de atividades agroalimentares”, acrescentou o comunicado.

“PepsiCo, que é um dos maiores grupos produtores de alimentos do mundo, está em uma posição única para utilizar os produtos derivados agrícolas (…) a fim de fabricar uma garrafa ecologicamente correta para nossa produção de bebidas”, cometou a PDG Indra Nooyi, mencionando “um modelo de funcionamento sustentável”.

A produção desta nova garrafa deve iniciar em 2012, em uma experiência piloto.

A PepsiCo já havia inovado com embalagens plásticas 100% recicláveis para as batatas fritas Frito Lay. Mas elas foram retiradas do mercado americano porque os consumidores consideraram que os pacotes eram muito barulhentos.

Para este novo projeto, a PepsiCo garante que a garrafa terá o mesmo aspecto, a mesma consistência e oferecerá a mesma proteção de uma garrafa plástica clássica.

Na França, o grupo Danone anunciou na semana passada que seu produto Actimel seria vendido no país em uma garrafa plástica composta por 95% de cana de açúcar, após ter introduzido plástico vegetal para a elaboração de garrafas de água Volvic.