Partido parabeniza rival por vitória nas eleições na Tunísia

Divisão das cadeiras no Parlamento não foi anunciada, mas o partido vitorioso deve ser obrigado a formar uma coalizão para governar

Tunis – O líder do partido islamita tunisiano Ennahda, Rached Ghannuchi, telefonou para o presidente do partido secular Nidaa Tounès, Béji Caïd Essebsi, para felicitá-lo por sua vitória nas eleições legislativas de domingo – anunciou sua filha, Sumaya Ghannuchi, nesta segunda-feira à noite em sua conta no Twitter.

“O presidente do Ennahda, Rached Ghannouchi, parabenizou há alguns instantes B Sebsi (Béji Caïd Essebsi) por sua vitória nas eleições”, postou Sumaya, que também publiclou uma foto de seu pai ao telefone.

O órgão que organiza as eleições não divulgou até o momento os resultados, mas observadores dos dois partidos favoritos indicaram que o Nidaa Tounès e o Ennahda estavam em primeiro e segundo lugares.

A divisão das cadeiras no Parlamento não foi anunciada, mas o partido vitorioso deve ser obrigado a formar uma coalizão para governar.

As eleições legislativas de domingo e a eleição presidencial de 23 de novembro são cruciais para dotar a Tunísia de instituições fortes quatro anos depois do movimento de contestação de janeiro de 2011, que pôs fim a mais de vinte anos de governo do presidente Zine Abdine Ben Ali.