Parlamento Europeu envia “missão exploratória” à Venezuela

O Parlamento Europeu aprovou o envio de uma delegação à Venezuela em resoluções votadas em fevereiro e dezembro de 2014 e março de 2015

Três deputados espanhóis do Parlamento Europeu viajaram para a Venezuela em uma “missão exploratória” para “avaliar a situação política” do país e preparar o caminho para a visita de uma delegação completa, informou a instituição em um declaração.

A “missão exploratória” planeja se reunir com representantes das forças do governo e da oposição venezuelana.

Os três deputados, Ramon Jauregui (do grupo socialista e co-presidente da Eurolat), Gabriel Mato (PPE, conservador) e Fernando Maura (ALDE, liberal), vão “avaliar a situação política e preparar o terreno para a visita de uma delegação do Parlamento”.

O Parlamento Europeu aprovou o envio de uma delegação à Venezuela em resoluções votadas em fevereiro e dezembro de 2014 e março de 2015.

Em abril, a Conferência dos Presidentes autorizou o envio da delegação que deveria viajar em julho, mas a viagem foi adiada devido a “falta de cooperação das autoridades venezuelanas”, segundo o comunicado.

Os três deputados esperam que a delegação da Eurocâmara viaje para a Venezuela depois das eleições programadas para 6 de dezembro.