Papa aceita renúncia de bispo americano pai de dois filhos

Gabino Zavala, bispo auxiliar de Los Angeles, confessou que tem dois filhos adolescentes

Vaticano – O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo auxiliar de Los Angeles, monsenhor Gabino Zavala, de 60 anos e origem mexicana, que admitiu ser pai de dois filhos, informou o Vaticano.

A renúncia antecipada do bispo Zavala foi aceita pelo pontífice, de acordo com o código de direito canônico 411 e 401,2, informa um comunicado da Santa Sé.

Os códigos mencionados estabelecem as normas para a renúncia de um religioso de seu cargo “por motivos de saúde ou graves”.

De acordo com a agência católica de notícias americana Catholic News Service, Zavala confessou recentemente a seus superiores que tem dois filhos adolescentes e que pretendia renunciar ao cargo.

Zavala também presidia o Pax Christi Usa, movimento católico a favor da paz, e era muito comprometido com a luta contra a pena de morte nos Estados Unidos e com a defesa dos direitos dos imigrantes, sobretudo os de origem latina.

O monsenhor Zavala, nascido no estado mexicano de Guerrero, cresceu em Los Angeles, onde foi ordenado padre em 1977 e era considerado um dos bispos latinos mais influentes dos Estados Unidos.