Obama e Putin conversam por telefone sobre Ucrânia

Segundo Departamento de Estado, americano teve uma conversa "construtiva" por telefone com seu colega russo

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teve uma conversa “construtiva” por telefone com seu colega russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira, disse uma autoridade do Departamento de Estado, acrescentando que os dois concordaram que era importante implementar rapidamente o acordo de paz na Ucrânia e estabilizar a economia do país.

“Eles concordaram que o acordo alcançado hoje (sexta-feira) precisava ser implementado rapidamente, que era muito importante para incentivar todas as partes a conter a violência, e que havia uma real oportunidade para uma solução pacífica”, disse a autoridade a jornalistas em teleconferência.

Mais cedo, líderes oposicionistas assinaram um acordo com o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, para pôr fim à prolongada crise no país que deixou pelo menos 77 mortos só nesta semana.

As concessões incluem a antecipação das eleições, formação de um governo interino e o retorno à Constituição anterior, o que significa que o presidente perderá poderes, incluindo o controle sobre a formação do governo.

Os protestos populares contra o governo da Ucrânia começaram em novembro depois que o presidente cedeu à pressão da Rússia e desistiu de um tratado comercial com a União Europeia, preferindo a ajuda financeira de Moscou.