Números oficiais confirmam Vázquez e Lacalle Pou em 2º turno

Números oficiais das eleições realizadas ontem no Uruguai confirmam Tabaré Vázquez e Luis Lacalle Pou no segundo turno

Montevidéu – Os números oficiais das eleições presidenciais e legislativas realizadas ontem no Uruguai confirmam nesta segunda-feira que os candidatos Tabaré Vázquez, da Frente Ampla (FA), e Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (PN), disputarão um segundo turno para definir o futuro presidente do país.

Com 85% das urnas apuradas, o equivalente a 1.986.260 votos, Vázquez, o candidato do governo, soma 913.351 votos e Luis Lacalle Pou, o principal da oposição, chega a 623.902 votos. Um deles será o sucessor do presidente José Mujica no segundo turno, que será realizado em 30 de novembro.

Em um distante terceiro lugar está o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, com 262.686 votos e mais atrás o aspirante do Partido Independente, Pablo Mieres com 57.735.

Entre os partidos menores e até agora sem representação parlamentar, a Assembleia Popular soma 20.066 votos e está perto de ganhar um lugar na Câmara dos Deputados. O Partido Ecologista Radical Intransigente reúne 13.375 votos e o Partido dos Trabalhadores 2.529. Ao todo, as eleições de ontem somaram 36.302 votos brancos e 27.812 nulos.

Estes dados coincidem com as pesquisas de boca de urna que indicavam que o ex-presidente Vázquez e Lacalle Pou participariam de um segundo turno na disputa pela presidência, com entre 41% e 46% dos votos e 31% e 34%, respectivamente. Em função destes resultados, a Frente Ampla perderia sua maioria na Câmara dos Deputados e briga voto a voto por mantê-la no Senado.

Um total de 2.620.791 uruguaios foram convocados a comparecer as urnas, em eleições com voto obrigatório.

A Corte Eleitoral estima que os resultados completos da apuração estejam prontos ao meio-dia de hoje (mesmo horário em Brasília).