Brasília - A Toyota estuda fabricar no Brasil um de seus modelos híbridos, mas o projeto depende da obtenção de incentivos fiscais, informaram nesta terça-feira fontes da multinacional de origem japonesa.

"Consideramos que uma tecnologia como essa tem que ser incentivada. É assim nos outros países", afirmou o vice-presidente executivo da subsidiária da Toyota no Brasil, Luiz Carlos Andrade, em declarações após uma reunião com autoridades do governo brasileiro em que apresentou o projeto.

Em troca dos incentivos fiscais, a Toyota está disposta a montar uma nova fábrica no Brasil para produzir um modelo de automóvel que pode ser movido por motor a combustão ou por motor elétrico, explicou Andrade.

A Toyota comercializa desde janeiro no país o modelo Prius com motor híbrido, fabricado no Japão e também em unidades na China e em Taiwan. A fábrica brasileira seria a primeira fora da Ásia a produzir veículos híbridos da Toyota.

"Apresentamos a possibilidade de produzir veículos híbridos no Brasil", admitiu o executivo sem especificar o tipo de apoio solicitado, se incentivos fiscais ou logísticos, nem detalhar prazos nem custos do projeto.

Andrade acrescentou que seus interlocutores no governo escutaram a proposta da Toyota e "se comprometeram a examinar o assunto internamente para dar uma resposta na próxima conversa".

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) pediu ao governo em julho a redução do IPI para as empresas que fabricarem veículos híbridos ou elétricos no país.

A Toyota inaugurou em agosto do ano passado uma fábrica no estado de São Paulo e constrói outra unidade para a fabricação de motores.

Inaugurada em 2012, na qual a japonesa investiu US$ 600 milhões, tem capacidade para produzir cerca de 70 mil veículos por ano.

A fabricante japonesa, que estabeleceu em 1958 no Brasil sua primeira fábrica além das fronteiras japonesas, tem ainda uma fábrica de autopeças em São Bernardo do Campo e uma fábrica em Indaiatuba, no estado de São Paulo.

Tópicos: Autoindústria, Setores, Indústrias em geral, Indústria, Carros híbridos, Carros verdes, Carros, Guia de Carros, Toyota, Empresas, Montadoras, Empresas japonesas