Bangcoc - O terremoto de magnitude 7,9 graus na escala Ritcher que foi registrado nesta quarta-feira no mar ao sudoeste da ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, e pelo qual foi emitido um alerta de tsunami foi sentido em Singapura.

A Agência Nacional de Meio Ambiente de Singapura confirmou em comunicado que os tremores foram sentidos na cidade-Estado e disse à população que é "improvável" que o terremoto cause danos.

O tremor ocorreu no oceano Índico, ao sudoeste da ilha de Sumatra.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro a 10 quilômetros de profundidade e a 808 quilômetros de Padang, a capital de Sumatra Ocidental.

Pouco depois, a agência meteorológica da Indonésia emitiu um alerta de tsunami nas províncias de Sumatra do Norte, Aceh e Sumatra Ocidental, que acabou sendo ampliado a Riau, segundo o meio local "Detik".

A agência meteorológica da Indonésia primeiro informou que a magnitude do terremoto era de 8,3 graus e depois reduziu a potência a 7,9.

A região do movimento telúrico, próximo à ilha de Nias, é a mesma na qual morreram cerca de 1,3 mil pessoas em 28 de março de 2005 por um tremor de magnitude 8,7 graus.

Meses antes, em 26 de dezembro de 2004, outro poderoso terremoto próximo a Sumatra formou um tsunami no oceano Índico que matou 230 mil pessoas em vários países.

Tópicos: Indonésia, Ásia, Singapura, Terremotos, Desastres naturais