Washington - O governador de Nova Jersey, Chris Christie, e a ex-executiva do setor privado Carly Fiorina estão encerrando as suas campanhas nas prévias republicanas de 2016, reduzindo a quantidade de candidatos enfrentando o empresário Donald Trump pelo direito de concorrer nas eleições presidenciais norte-americanas de 8 de novembro.

Um importante assessor confirmou à Reuters nesta quarta-feira que Christie deixaria a disputa, um dia depois de o sexto lugar do combativo republicano nas prévias de New Hampshire ter levantado dúvidas sobre a viabilidade da sua candidatura.

Fiorina, ex-executiva-chefe da Hewlett-Packard, afirmou no Facebook nesta quarta-feira que ela suspenderia a sua campanha. A única mulher na corrida republicana ficou em sétimo em New Hampshire.

Os demais rivais de Trump, a maioria deles do mainstream republicano, vão provavelmente se beneficiar das desistências, que deixam sete pré-candidatos do partido numa disputa que já teve 17.

Christie havia colocado muito dos recursos da sua campanha em New Hampshire e considerava chave um bom desempenho nas prévias locais. Ele ganhou somente cerca de 7 por cento dos votos na terça-feira, apesar de uma performance agressiva num debate no último fim de semana.

Trump, um magnata bilionário do setor imobiliário e ex-estrela de um reality show na TV, tem dominado a campanha republicana e venceu com facilidade as primárias de New Hampshire na terça-feira, numa onda de rechaço dos eleitores a políticos tradicionais.

O senador Bernie Sanders, de Vermont, um socialista democrático, derrotou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton na disputa democrata no Estado.

O governador republicano de Ohio, John Kasich, ficou em segundo nas primárias republicanas em New Hampshire, seguido pelo senador Ted Cruz, o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o senador Marco Rubio.

Os resultados indicam a quantidade razoável de eleitores descontentes com a recuperação econômica lenta, a imigração e o lugar dos EUA no mundo.

Tópicos: Eleições americanas, Estados Unidos, Países ricos