Desenvolvidos

São Paulo – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia a qualidade de vida em vários países. A análise leva em conta três dimensões: saúde, educação e economia.

A ONU avalia a expectativa de vida no nascimento, o tempo que uma pessoa passa na escola e o padrão de vida a partir do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Com estes resultados, O IDH é calculado. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.

Um dos objetivos da análise, explica a entidade, é o de mostrar que crescimento econômico, por si só, não é um retrato fiel do desenvolvimento de um lugar.

O Qatar, por exemplo, 31º mais desenvolvido, conta com PIB per capita de 119 mil dólares, mas a população fica apenas 9 anos na escola. Já a Noruega (1ª) tem PIB per capita de 64 mil dólares, mas os noruegueses passam, em média, 12,6 anos na escola.

Nesta lista, são considerados apenas os locais classificados pela ONU como desenvolvimento "muito alto”. O Brasil não é parte deste grupo, mas foi incluído para fins de comparação. Confira nas imagens. 

Tópicos: Bem-estar, Desenvolvimento econômico, Desenvolvimento, Educação, ONU, PIB, Indicadores, Qualidade de vida, Saúde