Eles dão exemplo de cuidado com o ambiente e as pessoas

São Paulo - Quais são os países mais sustentáveis  do mundo? Que melhor cuidam de seus recursos naturais, garantindo a vitalidade dos ecossistemas, além de saúde e bem estar para a população? A resposta está no Environmental Performance Index (EPI), ranking bienal elaborado por uma equipe de especialistas das universidades americanas de Yale e de Columbia.

Em sua mais recente edição, lançada neste fim de semana no Fórum Econômico Mundial de Davos, o ranking classificou 180 países com base em 20 indicadores distribuídos por 9 categorias: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos hídricos; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas; energia e clima, entre outros. E cada categoria possui pesos diferentes.

Brasil

O Brasil apresentou uma melhora notável em relação à edição 2014, saindo da 77ª posição para a 46ª no ranking.  O país somou 78.90 pontos de 100, ainda distante da líder, a Finlândia, que fez 90.68 pontos.

Na análise por categoria, o país apresentou melhor desempenho no quesito qualidade do ar, com 91.78 pontos. Mas se saiu pior na preservação de recursos florestais, levando apenas 37.86 de 100 pontos, o que coloca o Brasil em 83º lugar entre os países que melhor cuidam de suas florestas.

Veja nas fotos as nações que dão exemplo de cuidado com o ambiente e com as pessoas. 

Tópicos: Agricultura, Trigo, Austrália, Países ricos, Clima, Dinamarca, Europa, Eslovênia, Espanha, Piigs, Finlândia, Florestas, França, Irlanda, Islândia, Listas, Luxemburgo, Meio ambiente, Nova Zelândia, Países emergentes, Pesca, Poluição, Portugal, Rankings, Reino Unido, Saneamento, Saúde, Sustentabilidade, Suécia, Suíça, Água, Áustria