Aguarde...

EUA | 15/08/2011 20:48

Obama estreia ônibus presidencial Bus Force One

Segundo o Serviço Secreto, este ônibus e outro similar foram comprados há alguns meses e passarão a fazer parte da frota de proteção do governante

Joe Raedle/Getty Images

Barack Obama, presidente dos EUA, em evento de sua campanha de reeleição

Obama fala com eleitores em Cannon Falls, em Minnesota

Washington - O líder dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou nesta segunda-feira uma caravana por três estados do país e estreou o ônibus oficial da Presidência, um veículo que custou US$ 1,1 milhão já apelidado pela imprensa como "Bus Force One".

Segundo o Serviço Secreto, encarregado da proteção do presidente, este ônibus e outro similar foram comprados há alguns meses e passarão a fazer parte da frota de proteção do governante - até agora, os ônibus presidenciais costumavam ser alugados.

O que eleva o custo dos veículos, pretos - assim como a limusine presidencial "Beast" (Besta) - são os equipamentos de segurança e comunicações internos, para reduzir os riscos contra o líder e para garantir que ele seja permanentemente atualizado.

Com vidros escuros e luzes de advertência vermelhas e azuis, esses ônibus não serão utilizados exclusivamente por Obama, mas farão parte de outras estratégias de segurança, afirmou o porta-voz do Serviço Secreto, Ed Donovan.

O Serviço Secreto se negou a falar sobre o equipamento dos ônibus, mas reconheceu sua semelhança com veículos como a "Beast".

No caso da limusine, as portas são blindadas, os vidros são à prova de balas e a carroceria é forte o suficiente para suportar um ataque químico ou uma granada lançada por foguete.

Esta caravana pelos estados de Minnesota, Iowa e Illinois é considerada "oficial". Isso significa que suas despesas serão pagas pelos impostos do Estado, o que motivou críticas da oposição.

O presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, convocou nesta segunda-feira uma entrevista coletiva em Minnesota para expressar rejeição à ideia de que a viagem do presidente seja financiada pelos contribuintes.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados