São Paulo – Um vídeo publicado pelo perfil oficial da Casa Branca no Facebook há poucas horas está emocionando a internet e mostra o momento em que uma senhora negra de 106 anos realizou dois sonhos: o de conhecer a sede do poder executivo e residência oficial do presidente dos Estados Unidos e o de estar cara a cara com Barack Obama e sua mulher Michelle.

Seu nome é Virginia McLaurin e ela esteve na Casa Branca neste final de semana em razão de eventos de celebração do Mês da História Negra, que é comemorado todo o mês de fevereiro para relembrar a contribuição dos negros para a história dos Estados Unidos. Emocionada, Virginia não parou de cantar e dançar e o seu ânimo contagiou o presidente e a primeira dama.

Obama até tenta dizer para ela ir devagar com sua bengala, mas o pedido é em vão: Virginia quer abraçar e conversar com todo mundo. “Quero ser como você quando eu crescer”, brinca Michelle. Sem pestanejar, a simpática senhora responde “você pode” e arranca risadas do casal. Em seguida, os três seguram as mãos e começam a dançar.

“Eu pensei que jamais viveria para conhecer a Casa Branca. E vou dizer a vocês, estou tão feliz. Um presidente negro e sua mulher negra e eu estou aqui para celebrar a história negra. É para isso que estou aqui”, disse em tom de admiração.

Repercussão

Nas redes sociais, a reação de Virginia causou comoção. No Facebook, por exemplo, o vídeo já teve 20 milhões de visualizações, quase 500 mil curtidas, 390 mil compartilhamentos e 29 mil comentários. Um dos comentários que recebeu o maior número de curtidas (42 mil, até o momento) é de um brasileiro, o advogado Alexandre Meister. “Ela viveu para ver duas guerras mundiais, a ascensão da segregação racial e a eleição de um presidente negro”, disse ele.

A história de Virginia

Nascida em 1909, no estado da Carolina do Sul, Virginia vive em Washington desde 1941 e estava louca para conhecer a família Obama. Resolveu então começar uma campanha nas redes sociais: gravou um vídeo no YouTube e fez uma página no Facebook. A estratégia deu certo e ela conseguiu realizar esse sonho neste final de semana.

Veja abaixo o vídeo, em inglês e com legendas também em inglês, que mostra toda a simpatia de Virginia e tente não sorrir e nem se emocionar. 

What's the secret to still dancing at 106? Watch 106-year-old Virginia McLaurin fulfill her dream of visiting the White House and meeting President Obama. #BlackHistoryMonth

Publicado por The White House em Domingo, 21 de fevereiro de 2016

Tópicos: Barack Obama, Personalidades, Políticos, Estados Unidos, Países ricos, Michelle Obama, Negros, Internet, Redes sociais