Aguarde...

Davos | 08/01/2013 09:39

Crise econômica e ambiental leva a cenário pessimista

A conclusão está em um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Fórum Econômico Mundial às vésperas de sua cúpula anual de Davos

Greenpeace/EXAME.com

Urso Polar: à deriva no mar das mudanças climáticas

Urso Polar à deriva no mar das mudanças climáticas: os riscos econômicos dos últimos cinco anos "estão destruindo os esforços de enfrentar os desafios da mudança climática"

Genebra - Os desequilíbrios econômicos e tributários e o aumento das emissões de gases do efeito estufa são os grandes riscos globais que o mundo enfrentará na próxima década, um cenário mais pessimista que o do ano passado, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Fórum Econômico Mundial.

O relatório "Riscos Globais 2013", que o Fórum publica às vésperas de sua cúpula anual de Davos, na Suíça, conta com a opinião diversos especialistas e líderes políticos, que concordam em linhas gerais que as perspectivas econômicas, sociais e econômicas "são levemente mais pessimistas" que em 2012.

Eles refletem sua preocupação pelo impacto das crises de dívida soberana como a que atinge a zona do euro e pela falta de perspectivas positivas sobre o aquecimento global. Neste sentido, todos consideram que o risco global cuja materialização é mais provável nos próximos 10 anos é uma consolidação das "graves diferenças de renda", e que a pior possibilidade é "uma grande falha sistêmica do sistema financeiro".

Outros dois riscos aparecem entre os cinco de maior impacto e mais prováveis: os desequilíbrios fiscais crônicos e uma crise de abastecimento de água por causa da mudança climática.

"Estes riscos globais são essencialmente uma advertência sobre a força de nossos sistemas e serviços básicos. A capacidade de resistência das nações frente aos riscos globais tem que ser uma prioridade para que esses sistemas e serviços continuem funcionando se ocorrer um evento grave", declarou Lee Howell, diretor do relatório e diretor-executivo do Fórum.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados