Depois da bomba de hidrogênio, a Coreia do Norte anunciou, nesta semana, que fez o que para muitos ainda é um sonho distante. Segundo o governo do país, eles conseguiram produzir uma bebida alcoólica que não dá ressaca.

De acordo com o Pyongyang Times, jornal estatal, a bebida é um licor suave, feito de ginseng e arroz queimado (que vai no lugar do açúcar).

Seria o tal arroz queimado, aliás, o segredo para que a bebida possa ser livremente consumida, sem consequências desagradáveis no dia seguinte.

A Koryo Liquor, bebida feita com Kaesong Koryo insam [ginseng], conhecido por seu alto efeito medicinal, e com arroz queimado, é muito apreciada por especialistas e entusiastas por seu sabor suave e por não causar ressaca", diz o artigo, que conta ainda que a novidade é resultado de anos de trabalho.

Publicidade

Em tempo: o fato de não causar ressaca é apenas uma das - muitas - propriedades do licor, descrito por lá como "o elixir da vida". Segundo a mídia norte-coreana, o ginseng, ingrediente principal da bebida, pode curar doenças respiratórias severas e até a Aids.

Tópicos: Bebidas alcoólicas, Setores, Coreia do Norte, Ásia