Seul - O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, disse que seu país em breve vai realizar um teste com ogiva nuclear e lançamento de mísseis balísticos capazes de transportar ogivas nucleares, informou a agência de notícias oficial KCNA na terça-feira (horário local).

Kim fez os comentários enquanto supervisionava um teste simulado bem-sucedido de reentrada atmosférica de um míssil balístico que mediu a "estabilidade estrutural termodinâmica de materiais resistentes ao calor recém-desenvolvidos", disse a KCNA.

"Ao declarar que um teste de explosão com ogiva nuclear e um teste de fogo de diversos tipos de foguetes balísticos capazes de transportar ogivas nucleares serão conduzidos em um curto espaço de tempo para aumentar ainda mais a confiança da capacidade de ataque nuclear, ele (Kim) instruiu a seção relevante para fazer o pré-arranjo até o último detalhe", afirmou a agência.

O relato ocorre em meio ao aumento das tensões na península coreana, com soldados sul-coreanos e norte-americanos realizando exercícios militares anuais que Seul tem descrito como o maior da história.

A Coreia do Norte emite declarações beligerantes quase que diariamente, após novas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o país.

Tópicos: Coreia do Norte, Ásia, Kim Jong-un, Testes nucleares