Genebra- O valor do comércio mundial de mercadorias nos seis primeiros meses de 2010 foi em torno de 25% mais alto que no mesmo período do ano passado, uma aceleração do crescimento que já começou no primeiro trimestre, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC).

De acordo com o relatório divulgado hoje pelo organismo, as exportações mundiais aumentaram 7% no segundo trimestre de 2010, em comparação com os três primeiros meses.

No último período do primeiro semestre, as estatísticas mensais de 70 economias, que representam 90% do comércio mundial, mostram que as transações tiveram queda entre abril e maio, mas que voltaram a subir no mês de junho.

Na Ásia, tanto as importações quanto as exportações tiveram alta de mais de 35% nos últimos três meses de 2010, em comparação com o período correspondente de 2009.

Durante esse tempo, as exportações na África e no Oriente Médio subiram 35% com relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionadas pela demanda asiática e americana e pela redução dos preços.

Os antigos estados soviéticos, por sua vez, alavancaram suas exportações com uma alta de 44%, assim como o comércio efetuado pela UE com membros não comunitários, que foi mais dinâmico que o realizado dentro do espaço europeu.

Leia mais sobre comércio exterior

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Tópicos: Comércio exterior, Comércio, Desenvolvimento econômico, Crescimento, Exportações