Nova York - Manhattan, uma ilha com quilômetros de orla, finalmente terá sua própria praia. A poucos minutos de Wall Street, do Empire State Building e de outros marcos que definem a cidade de Nova York será criado um parque de areia e surf no extremo sul da ilha.

O projeto de 7 milhões de dólares chamado Brooklyn Bridge Beach, cujos detalhes foram divulgados nesta quinta-feira, abrange uma área sob a sombra da ponte do Brooklyn, na foz do rio East.

Uma ressalva é a água de esgoto contaminada, que a maioria dos nova-iorquinos consideram muito poluída para nadar.

"Estamos abraçando o grande poder dos nossos rios", disse a presidente da Câmara Municipal, Christine Quinn, ao anunciar o financiamento do projeto, com a ponte do Brooklyn ao fundo.

"Nossos rios fizeram parte da nossa transformação na maior cidade do mundo e agora estamos recuperando os rios para o desenvolvimento econômico e o lazer, mas também para a proteção." Com as lições recentes da supertempestade Sandy, que causou 50 bilhões de dólares em danos e perdas econômicas no Estado de Nova York, o projeto criará um Pântano de Sal e mangues que servem como proteção contra futuras tempestades e inundações.

A área também contará com assentos, uma base para caiaques, um local para pesca, passeios arborizados e quiosques.

Tópicos: Cidades, Serviços, Nova York, Metrópoles globais