Ancara - O naufrágio de uma embarcação lotada de refugiados no Mar Egeu, no litoral oeste da Turquia, provocou a morte de pelo menos dez pessoas neste sábado, entre elas cinco crianças, informou a imprensa local.

A Guarda Costeira da Turquia foi alertada sobre o acidente nas proximidades de Ayvacik, na província de Çanakkale, onde o navio lotado de imigrantes viajava em direção à ilha de Lesbos, na Grécia.

As equipes de resgate conseguiram salvar 43 pessoas e recuperaram dez corpos na embarcação, que levava cidadãos sírios, afegãos e birmaneses, indicou o jornal turco "Sabah". Os sobreviventes foram levados a hospitais da região.

O governo da Turquia informou nesta semana que está acolhendo 2,5 milhões de sírios que fugiram da guerra civil que castiga o país árabe desde 2011.

Segundo com os últimos dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), durante o mês de janeiro, 54.500 refugiados chegaram à Europa através do Mediterrâneo. Entre eles, 50.600 entraram no continente por meio da Grécia. Além disso, 236 pessoas morreram afogadas na travessia. 

Tópicos: Refugiados, Turquia, Ásia, Europa