Aguarde...

Street art | 16/09/2012 12:30

Artista italiano pinta grafite que absorve a poluição do ar

Cada metro quadrado da tinha especial da "Philosofical Tree" é equivalente a retirar oito carros das ruas

Andreco/Divulgação

Grafite que absorve a poluição do ar, na cidade de Bolonha, na Itália

Philosofical Treena cidade de Bolonha, na Itália: obra absorve o monóxido de nitrogênio do ar ambiente

São Paulo - Diante de uma paisagem urbana carente de verde, o artista de rua italiano Andreco arriscou um substituto. E o seu grafite representando uma árvore vai além de evocar a natureza ausente: o vegetal pintado também "purifica" o ar.

Trata-se da "Philosofical Tree”, uma árvore de 18 metros que diminui a poluição da atmosfera. Para isso foi usada um tipo especial de tinta em sua criação, chamado fotocatalítico, que absorve o monóxido de nitrogênio do ar ambiente (a mistura de neblina e fumaça que conhecemos como poluição). 

De acordo com o artista, cada metro quadrado pintado é equivalente a retirar oito carros das ruas. A obra está na lateral de um edifício em Bolonha, na Itália, e foi criada como parte do Frontier Project, que tem como objetivo descobrir novas formas de arte de rua.

Ainda que o projeto tenha forte simbologia, é importante não esquecer das medidas concretas para combater a poluição da natureza, alertou o artista em seu blog. "Este é apenas um trabalho de arte conceitual, não uma solução. Para uma melhor qualidade do ar precisamos usar menos carros, abandonar os combustíveis fósseis e investir em energia renovável, agora".

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados