Cidade do México - As forças de segurança mexicanas encontraram 84 migrantes dentro de um caminhão e detiveram o motorista do veículo no estado de Tamaulipas, informaram neste sábado as autoridades.

"O grupo era formado por 68 homens e 16 mulheres, entre eles 15 menores de idade. Dois dos migrantes eram da República da Albânia, 35 de El Salvador, 46 da Guatemala e um da Nicarágua", detalhou o Grupo de Coordenação Tamaulipas, integrado por forças de segurança estaduais e federais, em comunicado.

Os migrantes foram interceptados na estrada que liga Tampico, em Tamaulipas, a Tuxpan, no estado de Veracruz, onde agentes da Secretaria da Defesa Nacional (Sedena) detectaram um caminhão cujo motorista adotou uma atitude suspeita, explicou o comunicado.

"No interior de dito caminhão, os militares encontraram os 84 migrantes estrangeiros", acrescentou o comunicado.

O motorista do caminhão foi detido e posto à disposição do Ministério Público da Federação com sede em Tampico, enquanto os migrantes foram entregues ao Instituto Nacional de Migração (INM) para seu atendimento médico e posterior retorno assistido a seus países de origem.

Mais de 150.000 imigrantes ilegais cruzam a cada ano o território mexicano rumo aos Estados Unidos, mas durante a travessia estão expostos a roubos, extorsões, sequestros e inclusive assassinatos por parte de grupos criminosos, assim como a abusos de autoridades corruptas.

Tópicos: Estados Unidos, Países ricos, Imigração, México, América Latina, Refugiados