Militares franceses tomam aeroporto do norte do Mali

Eles retomaram a cidade de Kidal depois de terem recuperado, em conjunto com o exército local, as cidades de Gao e Timbuktu

Bamako – O exército francês estabeleceu posição na madrugada desta quarta-feira no aeroporto de Kidal, a terceira maior cidade do norte de Mali, depois que recuperaram, em conjunto com o exército local, as cidades de Gao e Timbuktu, cenário de saques na terça-feira.

“Um avião francês pousou na pista do aeroporto de Kidal. Os soldados estabeleceram posição no campo de aviação”, afirmou uma fonte do governo local.

A chegada dos soldados franceses a Kidal acontece depois da reconquista, nas últimas 48 horas e sem real resistência, das duas maiores cidades do norte do país, Gao e Timbuktu, tomadas pelos grupos armados islamitas que nos últimos nove meses intensificaram os ataques.

Kidal, a 1.500 km de Bamako, e sua região, no extremo nordeste de Mali, perto da fronteira com a Argélia, era um reduto do Ansar Dine (Defensores do Islã), um grupo islamita armado.

Um grupo saído do Ansar Dine, o Movimento Islâmico de Azawad (MIA), afirmara que controlava Kidal ao lado dos rebeldes tuaregues do Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA).