Dólar R$ 3,27 0,13%
Euro R$ 3,63 -0,15%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,51% 63.761 pts
Pontos 63.761
Variação -0,51%
Maior Alta 3,64% FIBR3
Maior Baixa -2,44% CIEL3
Última atualização 29/05/2017 - 17:21 FONTE

Merkel forma cúpula da CDU visando eleições no próximo ano

A chanceler apontou que ainda tem "um montão de trabalho" pela frente

Berlim – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, formou nesta quarta-feira a cúpula de seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), visando as eleições regionais e gerais do próximo ano.

Merkel, que foi reeleita ontem presidente da CDU por mais dois anos com grande maioria, se mostrou satisfeita pela renovação da cúpula da legenda e a aprovação de um conjunto de posicionamentos, os pilares do programa eleitoral para as eleições parlamentares de setembro.

A chanceler apontou que ainda tem “um montão de trabalho” pela frente e que os próximos passos consistem em elaborar um roteiro conjunto com a União Social-Cristã (CSU) a partir de janeiro e negociar o programa para tê-lo pronto até o meio do ano.

Merkel pediu aos delegados de seu partido um debate inclusivo dos pontos do programa e lembrou da importância de apresentar “uma proposta para cada pessoa” na Alemanha, dentro da vocação de seu partido de abranger uma ampla parcela da sociedade.

As eleições no regionais no Sarre serão realizadas em 26 de março, seguidas pelas de Schleswig-Holstein (7 de maio) e as da Renânia do Norte-Vestfália (14 de maio), enquanto as gerais acontecerão no final de setembro.

Merkel anunciou há duas semanas sua intenção de concorrer à presidência de seu partido e a de participar das eleições parlamentares, em busca de seu quarto mandato consecutivo.